Hugo Leonardo-Brasil-Salvador

CONTATERO PERMACULTOR

O seminário se constitui de aulas técnicas-vivências-reflexivas de prática do Contato Improvisação na perspectiva do sistema de design ecológico e social conhecido como Permacultura, inaugurado pelos australianos Bill Mollison e David Holmgren, na década de 70, portanto, contemporaneamente às reflexões e inquietações que moveram Steve Paxton e colaboradores no outro lado do mundo e deram nascimento ao Contact Improvisation.

Contato Improvisação e Permacultura: é possível identificar uma semelhança de pensamento subjacente em ambos os sistemas, apesar dos campos distintos de atuação, o que apresenta caminhos de enriquecimento no desenvolvimento técnico e poético das duas práticas.
Observação, a “escuta”, curiosidade, oportunidades, caminhos do menor esforço e maior eficiência. Integração harmônica corpo-ação-ambiente. Auto-organização, organização complexa, organizações emergentes, fluxo. Entendimento do excedente e do desperdício (de esforço, de tempo, de criatividade, de recursos) numa cultura de abundância ou numa cultura de escassez. Princípios que são aplicados ao corpo-movimento no Contato Improvisação, como também ao uso da terra e da ação do homem na paisagem e no planeta.

Pensando o funcional e o poético para um ser-corpo que se move e age no seu entorno, consumindo e gerando Vida.

HUGO LEONARDO

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia e Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Dança na mesma Universidade. Autor do livro “Poética da Oportunidade: Estruturas Coreográficas Abertas à Improvisação”, publicado pela EDUFBA (2009).

Coordenador do Projeto EmComTato – Prática e Pesquisa em Contato Improvisação, em atividade na cidade de Salvador desde 2003 (http://emcomtato.blogspot.com). Como pesquisador, performer e professor da técnica do Contato Improvisação, tem atuado em encontros e festivais internacionais a exemplo do Contact in Rio (2008/2010), ECITE – European Contact Improvisation Teachers Exchange (Liverpool, Inglaterra, 2009), Transformando pela Prática (Florianópolis, 2009, 2010), Disseminação Em Contato (Brasília, 2010). Com apoio do Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna 2009, acontece sob sua idealização e direção artística o EmComTato Residência Artística e Festival Internacional de Contato Improvisação de Salvador (junho 2010).

Dançarino da companhia bahiana Grupo X de Improvisação em Dança desde 2002. Como parte da formação artística integrou o Grupo de Dança Contemporânea (GDC) da Escola de Dança da UFBA entre 2004 e 2006 e também o Grupo de Pesquisa Poética Tecnológica na Dança (projetos intermitentes desde 2006), dirigido por Ivani Santana.

Paralelo às suas atividades artísticas, dedica-se a projeto permacultural pessoal em pequena propriedade nas montanhas da Chapada Diamantina. Estudos e formação em Permacultura com Marsha Hanzi e o Instituto de Permacultura da Bahia, parceiros com os quais organizou o II Congresso Latino-Americano de Permacultura, em 2001, na Chapada Diamantina.


The seminar is composed of Contact Improvisation technical, experiential and reflective classes in the perspective of the ecological and social design system known as Permaculture, inaugurated in the early 70 by the Australians Bill Mollison and David Holmgren, therefore, contemporaneously to the reflections and concerns that prompted Steve Paxton and colleagues from the other side of the world and gave birth to the Contact Improvisation.


Contact Improvisation and Permaculture: it is possible to identify a similarity of thought in both systems, in despite of the different practice areas, what points pathways of improvement in the technical and poetic development of both practices.

Observing, the “listening”, curiosity, opportunities, paths for less effort and more efficiency. Harmonic integration body-action-environment. Self-organization, complex organization, emergent organizations, flow. Understanding of the surplus and the waste (effort, time, creativity, resources) in an abundance culture or in a scarcity culture context. Principles applied to the body-movement in Contact Improvisation as well in the land use and the man action on landscape and on the planet.

Considering the functional and the poetic for a body-being that moves and acts in his environment, consuming and generating Life.